6 Dicas para cuidar da saúde física e mental em 2022

Cuidar da saúde, tanto física quanto mental, é algo extremamente importante para viver melhor e bem consigo mesmo. 

E como estamos agora no início do ano, é super comum que muitas pessoas definam, dentre algumas metas para o ano, cuidar da saúde.

Por isso, se você também tem esse objetivo para 2022, convidamos você a conferir as dicas desse artigo!

Como cuidar da saúde física e mental em 2022

Dica 1: beba água

Sim, é isso mesmo, beba água. E por quê? Porque a água é uma bebida valiosa para a nossa saúde, e apesar de ser um cuidado simples, ainda há muitas pessoas que não dão o devido valor a ele.

O que acontece muitas vezes, é que as pessoas só bebem água quando estão com sede, quando, na verdade, o ideal é ir se hidratando ao longo do dia, de manhã, de tarde e à noite.

Segundo especialistas em saúde, pessoas adultas devem ingerir, por dia, no mínimo dois litros de água. E se você costuma transpirar muito e/ou fazer uma atividade física intensa, essa quantidade deve ser ainda maior.

Portanto, para cuidar da saúde física e mental em 2022, comece bebendo água diariamente e ao longo do dia, ou seja, distribuindo-a em períodos. Você não precisa (e nem deve) tomar dois litros de uma só vez.

E uma dica, na verdade duas, para você conseguir implementar esse cuidado de forma mais simples e tranquila em seu dia a dia, é andar sempre com uma garrafinha e configurar alarmes em seu celular (ou utilizar um aplicativo) para te lembrar de tomar água.

Pode até parecer que não, mas por conta da rotina corrida e dos diversos afazeres diários, muita gente acaba esquecendo de beber água.

Dica 2: tenha um tempo para você, sua família e seus amigos

Pegando gancho com o que foi dito anteriormente, muitas pessoas vivem “presas” ao trabalho. 

Elas vivem estressadas, ansiosas, cheias de afazeres e mal conseguem aproveitar um tempo de qualidade sozinhas e com pessoas que amam – o que, claro, não é nada saudável.

Por isso, como segunda dica para você cuidar da saúde física e mental em 2022, organize sua rotina e estabeleça dias e horários para que você possa desfrutar da sua companhia e da companhia de amigos e familiares.

Ao longo da semana, você precisa ter um tempo para você, para fazer o que gosta e praticar (ou desenvolver) hobbies.

E também, precisa de momentos para curtir com seu companheiro (ou sua companheira), com seus filhos e seus amigos.

Buscar equilibrar a vida pessoal e profissional é algo que todas as pessoas deveriam fazer.

Dica 3: exercite-se periodicamente

Você já deve estar cansado de saber, mas a prática regular de uma atividade física, isto é, de três a cinco vezes por semana, é algo extremamente relevante para a saúde, por isso, nós não podemos deixar de falar sobre ele.

Sendo assim, em sua rotina, exercite-se. Encontre uma atividade que você goste de fazer e coloque o corpo em movimento. Evite o sedentarismo e faça exercícios seja em academias ou caminhada em parques.

Dica 4: cuide da sua alimentação

O que você come em sua rotina, reflete (e bastante) na sua saúde.

Afinal, se você consome, por exemplo, muitos produtos industrializados e ultraprocessados (doces, bolachas, salgadinhos, frituras, embutidos, refrigerantes, etc.), a sua saúde será inferior à de quem come, por exemplo, frutas, legumes, verduras, grãos e alimentos ricos em nutrientes.

Portanto, para cuidar da saúde física e mental em 2022, tenha uma dieta mais equilibrada e variada.

E para isso, é fundamental que você marque uma consulta com um nutricionista, pois, assim, um profissional, uma pessoa que é especialista em alimentação, poderá indicar o que é melhor para você.

Dica 5: medite

Grande parte das pessoas vive em dois extremos: ou elas pensam demais sobre o passado, ou elas pensam demais sobre o futuro. E tais situações podem causar ansiedade, depressão, entre outros problemas de saúde.

Por isso, para ficar no presente e estar mais focado no agora do que em qualquer outro momento, inclua a meditação em seu dia a dia.

Hoje, existem diversos sites, blogs, aplicativos e canais no YouTube que tratam sobre o assunto e que podem te ajudar a meditar.

Portanto, em sua rotina, medite, nem que seja durante dez minutos por dia. Você verá que só esse tempo já fará uma boa diferença em sua vida.

E caso tenha interesse, vale a pena começar a fazer terapia também (claro, caso você não faça), pois esse tipo de tratamento é bastante relevante e pode ajudar (e muito) a melhorar a sua saúde mental.

Dica 6: vá ao médico

Calma, com essa sexta dica, não queremos dizer que tem algo de errado e que você precisa ir ao médico agora. 

O que queremos dizer aqui é que, ao longo do ano, é importante que você faça exames, marque consultas e realize check-ups para ter um acompanhamento mais próximo e adequado em relação a sua saúde.

E para isso, é de suma importância que você, caso não tenha, contrate um bom plano de saúde, afinal, os planos de saúde proporcionam diversas facilidades, comodidades e agilidade para a marcação de consultas, realização de exames e tratamentos, entre outros aspectos.

Bônus

Para cuidar da saúde física e mental em 2022, além de seguir as seis dicas que apresentamos neste artigo, é fundamental que você:

Primeiro: elimine maus hábitos (fumar, beber em excesso, etc.). E segundo, que você comece aos poucos, pois cuidar da saúde e, principalmente, criar novos hábitos, é algo que leva tempo, que precisa ser feito gradualmente.

Então, tenha paciência, foco e, principalmente, disciplina, ok? Assim, você conseguirá fazer com que esse ano seja diferente (melhor) em vários aspectos da sua vida!

O post 6 Dicas para cuidar da saúde física e mental em 2022 apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora