Decoração de loft no estilo americano

Veja como deixar a decoração de loft no estilo americano, com aquela cara de apartamento de séries e filmes!

Surgido na França durante a década de 1950, o loft da época era um mezanino de um galpão industrial utilizado como moradia. Nas duas décadas seguintes, ele se popularizou nos Estados Unidos e ganhou status em filmes hollywoodianos.

Por isso, as habitações da atualidade ainda preservam algumas características da época, como o pé-direito alto (de pelo menos 3,20 m), o mezanino (em alguns casos) e a integração entre os cômodos.

Se você deseja decorar o seu loft no estilo americano, sabe como é importante pensar bem na escolha dos móveis para sala, já que eles devem permitir a circulação sem dar aquela impressão de ambiente vazio. Mas o restante da decoração também é essencial para dar um toque glamouroso ao local. Confira!

Tijolos

Sim, os tijolos do seu loft também podem fazer parte da decoração. Para obter o ar de um ambiente americano, deixe-os expostos, como se o ambiente ainda estivesse em construção.  Coloque quadros para fazer um contraste e deixar a decoração mais interessante.

A graça aqui é que ela seja o destaque não apenas do ambiente, mas do loft. Portanto, escolha apenas uma parede para deixar os tijolos expostos. Se preferir algo mais discreto, deixe apenas alguns tijolinhos aparecendo.

Estilo industrial

Para quem deseja seguir o estilo de loft americano à risca, como nasceu e se popularizou, a dica é deixar o ambiente com um toque industrial. Isso se consegue, principalmente, com as instalações elétricas, hidráulicas e estruturais aparentes, que dão aquele ar de que o morador realmente reside em uma fábrica antiga. 

Obviamente, nem sempre isso é possível. Portanto, você pode apelar para as cores: dê preferência para tons neutros e mais escuros, como preto e cinza. Nas paredes mais claras, um bege acinzentado (o branco é muito “limpo” para proporcionar o efeito de fábrica). Para ficar ainda mais moderno, use o rosa queimado como a cor clara do ambiente.

Móveis

Os móveis são os elementos que vão caracterizar cada espaço, ou seja, eles serão como as “paredes” de cada cômodo. Portanto, a primeira dica ao escolhê-los é priorizar o conforto. Além de fazer um contraste com uma decoração mais industrial, eles ainda deixam o ambiente mais convidativo para uma reunião com amigos. 

Outro ponto importante é justamente usar os móveis como divisórias. Os sofás virados para si, como se estivessem formando um L ou um quadrado, vão delimitar a área da sala. Além disso, uma bancada também pode indicar onde começa a cozinha — e, se o loft for pequeno, vai substituir muito bem a mesa de jantar.

Mezanino

Se o seu loft tem um pé-direito muito alto, por que não aproveitar com a instalação de um mezanino? Mesmo que uma obra exija um investimento maior que a decoração, é uma forma de aproveitar o espaço do local de maneira inteligente.

Geralmente, o mezanino acaba servindo como quarto. Assim, ele não ocupará muito do espaço vertical e continuará confortável. Além disso, mantém a cama relativamente perto do ar-condicionado. Mas se for possível fazê-lo um pouco maior, ele pode servir como outro cômodo. Converse com um arquiteto para saber das possibilidades.

Elemento unificador

Como o loft americano se caracteriza pela integração de todo o espaço, vale apostar em algum elemento que esteja presente em todos os cômodos. Podem ser estantes de madeira colocadas nas paredes, plantas, nichos ou a cartela de cores, por exemplo.

Iluminação

As luzes podem servir tanto para ampliar quanto para deixar o ambiente mais aconchegante. O uso de luminárias aparentes, por exemplo, traz aquele toque de estúdio, como se o morador estivesse morando em uma produção televisiva.

Há diversas formas de apostar na iluminação. Até mesmo um lustre pode marcar a sala de jantar do seu loft. Portanto, apostar em maneiras mais criativas para colocar luz no seu apartamento vai deixar a decoração ainda mais interessante.

E ai, cirtiu nosso artigo sobre decoração de loft no estilo americano? Então compartilhe em suas redes sociais.

O post Decoração de loft no estilo americano apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora